VIZELA - Portugal - Uma cidade de encantos.
Salas de reunião - à hora ou ao dia
Conferências
Entrevistas
Convívios de empresa ou de amigos
Formação
Exposições
Contacte-nos para reserva de espaço!
Porta da Entrada Principal
Rua Dr. Abílio Torres, 27 - Vizela (Portugal)
Entrada Principal
Hall de acesso
Varanda Lateral - Alçado esquerdo
Esta belíssima varanda dá um encanto delicioso ao sítio.
Através desta porta a luz entra casa adentro entregando um ambiente de muita claridade nas escadas que sobem para o primeiro andar.
Gateira - Alçado esquerdo
Singelo mas belíssimo trabalho!
Porta lateral - Alçado esquerdo
Fachada lateral direita
Deste lado da casa , no rés-do-chão situa-se a "Sala da Música" e a "sala Bilhar" onde os hóspedes podem passar momentos calmos e descontraídos. Um retemperar de forças para os dias de trabalho que virão a seguir.
A caminho da Chaminé...
Gruta
Pequena gruta artificial
Um recanto exterior. Para um intervalo com dois dedos de conversa.
Sala
Teto da Sala
Hall Cozinha
Hall da Cozinha
Sala
Sala Música
Parte do teto da Sala Música
Quarto (I)
Teto do quarto (1)
Hall de Entrada
Teto do Hall de entrada
Hall de Entrada
Porta do hall de entrada
Teto de
Teto
Teto "Regina"
Teto Regina
Sala " Convívio"
Teto da Sala "Convívio"
Sala "Convívio"
Entrada Sala "Convívio"
A "Sala Bilhar"
Aprecie a beleza do seu teto
Brasão
Vizela é uma cidade portuguesa sede de um concelho do distrito de Braga, região do Norte e sub-região do Ave, com cerca de 12 700 habitantes. É sede de um município com 24,70 km² de área e 23 736 habitantes, subdividido em 5 freguesias. O município é limitado a norte e a oeste pelo município de Guimarães, a oeste por Santo Tirso a leste por Felgueiras e a sul por Lousada.---- Alguns dias connosco dar-lhe-ão a perspetiva de uma cidade pequena mas cheia de encantos, logo ao virar de cada esquina.
Parque
Espaço com uma área de 7,5 hectares de ar puro e biodiversidade, tendo sido construído entre 1885 e 1886. Delineado e plantado pelo floricultor e horticultor José M. Loureiro e pelo jardineiro-paisagista Jerónimo M. Costa. É considerado como o “pulmão” de Vizela, devido à sua vasta vegetação. Propício à realização de todo o tipo de atividades ao ar livre, com circuito de manutenção, campo de ténis, parque infantil, apoio de bar e restaurante ainda acesso a campo de minigolfe e petergolfe. Este parque acompanha a margem direita do Rio Vizela. Na freguesia de S. João (União das Freguesias de Caldas de Vizela – S. Miguel e S. João).
Rio Vizela
Com uma extensão de cerca de 40 quilómetros, o Rio Vizela insere-se num numeroso grupo de pequenos afluentes do Rio Ave. Nasce na Serra da Cabreira, no alto de Mogaír, 893 metros acima do nível do mar, entre as freguesias de Aboim e Gontim do concelho de Fafe. Desagua na margem esquerda do Rio Ave, perto de S. Miguel das Aves, concelho de Santo Tirso. Em Vizela pode ser acompanhado ao longo de vários quilómetros com paisagens de inegável interesse, como é exemplo a extensão junto ao Parque das Termas.
Marginal Ribeirinha
Espaço de lazer situado na margem esquerda do Rio Vizela, estando na margem contrária o Parque das Termas. Intimamente ligado à Natureza, é constituído por uma ecovia e uma ciclovia para utilização por parte de ciclistas e peões, onde podem realizar atividades desportivas e de lazer. O grau de dificuldade dos percursos é baixo.
Minigolfe
O Campo Municipal de Minigolfe Fonseca e Castro, no Parque das Termas, traduz-se num circuito de minigolfe, mas também de petergolfe ao longo de 18 pistas, numa área de cerca de 6800 m2. Este equipamento é utilizado para competições nacionais e internacionais, mas também para lazer e diversão de todos os possíveis interessados. Este recinto inclui serviços de apoio ao utilizador, com um balneário ao dispor dos atletas.
Contactos: 253 584 093
Email: vizelgolfe@gmail.com
Antiga Capela de São Bento
O Santuário de São Bento das Peras, localizado no cimo do monte com a mesma designação, a 410 metros de altitude, é local de peregrinação de milhares de crentes.
Santuário de São Bento
No dia 21 de Junho de 1999, Dom Eurico Dias Nogueira, Arcebispo de Braga, por decreto próprio elevou as duas Capelas existentes no monte de S. Bento, uma anterior ao Século XVI e outra do ano 1970, a Santuário de S. Bento das Peras. Na área envolvente existem ainda dois miradouros para apreciar o Vale de Vizela, um parque de merendas, uma Cista Romana e um costume antigo representado pela cor branca com que são pintados diversos rochedos na encosta junto ao Santuário. Na freguesia de S. Miguel (União das Freguesias de Caldas de Vizela – S. Miguel e S. João). Informação completa em www.sbentoperas.pt.
Pacto de Tagilde
O Tratado de Tagilde foi um tratado firmado em 10 de Julho de 1372 em Tagilde, freguesia do concelho de Vizela. Foi um dos mais importantes acordos políticos de Portugal. O rei D. Fernando I de Portugal assinou com os delegados de João de Gante, duque de Lencastre, o chamado “pacto de Tagilde”. ---------
Esse pacto constituiu o primeiro fundamento jurídico do futuro tratado de aliança Luso-Britânica, que ainda hoje perdura.
Ponte Romana
Ponte romana, construída em granito, com três arcos de volta inteira e dois talha-mares. O tabuleiro é curvo e as guardas e parapeitos são em pedra maciça. Fez parte da via militar romana Amarante-Braga. ---------------------------------------
Está classificada como monumento histórico.
Antiga Capela de São Bento
A Capela de São Bento localizada no cimo do monte com a mesma designação, a 410 metros de altitude, é local de peregrinação de milhares de crentes.
Mapa
Cinco freguesias, sete paróquias
Igreja São Miguel
A Igreja de São Miguel foi construída na segunda metade do séc. XX e o seu interior é muito amplo, predominando as cores claras, dando-lhe mais luminosidade, beneficiando também, das grandes janelas estreitas, na vertical, que ocupam grande parte das laterais.------
O altar é bonito, embora bastante simples, destacando-se a pintura por trás da cruz.
Por trás do coro alto, num nível superior, podemos observar um bonito vitral.
Tem muito bons acessos.
Igreja de São João das Caldas
Imponente construção neo-gótica em granito, construída entre 1904 e 1909, que se destaca exteriormente pela grande torre da fachada, enquanto no interior salientam-se os retábulos de talha que evocam uma intervenção do período joanino. Já os medalhões dos sacrários, dos altares laterais e o forro dos nichos indicam as remodelações realizadas posteriormente à sua edificação.
Título: Templo neo-gótico
Igreja de Santa Eulália
Pelos traços arquitetónicos que apresenta, é de estilo barroco e pela inscrição que se encontra na parte superior da porta principal da Igreja, a data de 1724, pode-se deduzir que a mesma terá sido construída nesse ano, passando desde então a estar aberta ao público. Construção de estilo Maneirista, no interior da igreja destacam-se os altares barrocos e os azulejos, alguns deles originalmente do século XVIII. Na freguesia de Santa Eulália
Cruzeiro de São Paio de Vizela
Cruzeiro com a data de criação da Freguesia de São Paio de Vizela (1140)
Igreja Matriz de São Paio
Igreja Matriz de Tagilde
S. Salvador de Tagilde, freguesia integrada no município de Vizela em 1998, distrito e diocese de Braga, dista cerca de 14 km da cidade. Foi nesta freguesia que, no séc. XIV se assinou o primeiro tratado de Aliança anglo-portuguesa entre o rei D. Fernando e o duque de Lencastre. Um obelisco junto da Igreja recorda a efeméride. Aparece como paróquia nas inquirições de 1258. Esta antiga freguesia foi abadia da apresentação do ordinário. O seu orago é São Salvador.
Santo Adrião - Brasão
Santo Adrião de Vizela (oficialmente, Vizela (Santo Adrião)[1]) é uma freguesia portuguesa do concelho de Vizela, com 3,01 km² de área[2] e 2 280 habitantes (2011[3]). A sua densidade populacional é de 757,5 hab/km².
Foi a única freguesia que transitou do município de Felgueiras para o de Vizela, aquando a criação deste último em 1998.[4]
Igreja de Infias
https://archeevo.amap.pt/details?id=5930
Santa Maria de Infias, freguesia integrada no município de Vizela em 1998, distrito e diocese de Braga. Dista 7 km da sede do concelho. Foi uma vigairaria da apresentação do convento dos Remédios de Braga. Esta freguesia serve de antecâmara à entrada na cidade de Vizela. As suas origens são anteriores ao séc. XV. O seu orago é Santa Maria.